quarta-feira, 27 de julho de 2016

NOTA INFORMATIVA - PLANO DE CARREIRA DA EDUCAÇÃO



A categoria dos Profissionais do Magistério vem lutando ao longo dos anos por Valorização da Profissão e da Carreira e para isso cobra do governo legislações que atendam os anseios por uma Educação de qualidade. Nos últimos anos tivemos promulgado importantes documentos como a Lei do Piso (Lei 11.738/2008) o Plano Nacional de Educação (Lei nº 13005/2014) e o Plano Municipal de Educação (Lei complementar nº 001, de 01 de Julho de 2015) e a partir destas legislações e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) que os municípios devem elaborar ou adequar os Planos de Carreira dos Profissionais da Educação.
Aqui no município de Barra a gestão municipal resolveu elaborar um Plano Único para os Profissionais da Educação, incluindo os Profissionais do Magistério (Professores, Coordenadores e Diretores) e os Profissionais de Apoio (Merendeiras, Auxiliares, Guardas, etc.). Desde o mês de Outubro de 2015 que representantes da gestão, do Fórum Municipal de Educação e das Entidades Sindicais representantes das Categorias dos servidores, entre elas o Sindibarra.
A nossa entidade desde o início das discussões vêm se posicionando firmemente em busca de garantias aos servidores deixando claro o seu posicionamento ao tempo que realizou assembleias para esclarecer à categoria acerca do que se projetava para a carreira profissional. Ao longo das reuniões apresentamos e discutimos mudanças no texto do projeto em análise com o intuito de garantir novos direitos e alcançarmos novos para que o exercício da profissão aconteça sem causar desmotivação e seja atrativa para os jovens que pretendam entrar na carreira.
Saliento que fizemos isso até chegarmos ao documento final, que com certeza não satisfaz totalmente as pretensões da Diretoria do Sindibarra nem da classe, já que alguns pontos que buscávamos não foram contemplados como é o caso da manutenção dos percentuais de gratificação de mudança de nível contidos na lei 029/2010 em seu artigo 60. Porém temos a certeza que não foi por não tentar que não conseguimos tal feito, visto que para defender a categoria chegamos a organizar e deflagrar uma Greve do Magistério municipal em busca de reivindicações legítimas ao nosso entendimento resultando em Acordo protocolado em Ação Civil Pública que estabeleceu prazos para que esses pleitos fossem atendidos e estamos atentos quanto a isso e tomaremos as medidas cabíveis quando for necessário.
Em meio a toda expectativa criada em torno da aprovação do novo Plano de Carreira da Educação ficamos aguardando que a gestão municipal realize a Simulação de Enquadramento dos Profissionais para que estes tivessem a ideia de como ficaria a situação de cada um, o que até o momento não ocorreu.
Abaixo segue os endereços eletrônicos para acesso a minuta final do plano enviada para a Câmara, bem como a proposta inicial e nossas reivindicações que não foram todas acolhidas. Importante a categoria ficar unida para não admitirmos a votação desse plano sem o envio dos simulados para cada servidor conforme acordado em reunião da Comissão.  
A diretoria da entidade permanecerá atuante e a disposição para elucidar qualquer duvida.

Atenciosamente
DIRETORIA EXECUTIVA  DO SINDIBARRA

LINKS
MINUTA FINAL DO PLANO DE CARREIRA

PROPOSTA INICIAL DO PLANO

PROPOSTAS DE ATERAÇÕES APRESENTADAS PELO SINDIBARRA

MUDANÇAS NO DOCUMENTO 


Nenhum comentário:

Postar um comentário